Solução para cidades inteligentes, o Mobi2Go já começou a ser utilizado por alguns municípios no país e já recebeu prêmios de inovação em mobilidade urbana  

Com o passar dos anos e o avanço das tecnologias presentes na palma mão, por meio dos celulares, a humanidade está cada vez mais conectada, podendo acompanhar em tempo real tudo que acontece no mundo. O desenvolvimento tecnológico não revolucionou apenas o mercado de eletrônicos. Também  possibilitou ações antes inimagináveis e gerou melhorias para a qualidade de vida das pessoas, trazendo mais inclusão e acessibilidade. 

É o caso, por exemplo, do Mobi2Go, um aplicativo de gestão da mobilidade desenvolvido pela empresa Sentran que é capaz de monitorar em tempo real o trajeto, de ida e volta, de um cadeirante, idoso ou pessoas com outras limitações físicas e funcionais. 

A ferramenta é importante para ajudar cidades a oferecerem um serviço de transporte público mais seguro, inclusivo e acessível para pessoas com deficiência física, motora ou psíquica. O aplicativo ajuda a garantir que essas pessoas tenham acesso ao transporte que precisam, de uma maneira mais eficiente e humana. 

Já em Criciúma (SC), primeira cidade no país a oferecer serviço de transporte com monitoramento individualizado, por meio de aplicativo, para crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, o serviço beneficia 1.989 alunos, 351 deles com algum tipo de necessidade especial. 

As crianças com mobilidade reduzida são buscadas na porta de casa e levadas até a escola, e vice-versa. Cada aluno recebe um cartão com QR Code, que deve passar no leitor ao entrar no transporte. Os pais ou responsáveis podem acompanhar todo trajeto do seu filho e receber notificações no embarque e desembarque. 

A tecnologia já recebeu alguns prêmios como o primeiro lugar na categoria Novas Tecnologias do Prêmio Vozes da Mobilidade, organizado pelo Estadão. Esta premiação reconhece iniciativas que geram um impacto positivo para a sociedade e fomenta ações semelhantes. 

“De forma prática e econômica, a solução tem ajudado na gestão do transporte público e escolar, fornecendo dados sobre a real demanda dos usuários, ou seja, quantas pessoas estão fazendo reservas, quais os destinos mais frequentes, distâncias e tempos de trajetos. Além disso, o Mobi2Go reduz o risco de desvios de rotas, garante mais pontualidade nos traslados e segurança para os passageiros e seus familiares”, conta Eduardo Ramalho, sócio-diretor da Sentran, empresa desenvolvedora do software. 

Outra vantagem que o aplicativo oferece é a possibilidade da empresa de transporte ou contratante – uma escola particular ou uma administração municipal ou estadual – acessar de forma detalhada todos os trajetos, com informações sobre quilômetros rodados, velocidade e tempo de cada percurso.  

Além de Criciúma, a tecnologia desenvolvida pela Sentran já vem sendo utilizada pelas prefeituras das cidades de Forquilhinha, também em Santa Catarina, e São José dos Campos e Vinhedo, ambas no interior de São Paulo.