O trânsito no Brasil é um dos mais violentos do mundo. Recentemente, as estatísticas apontaram mais de 30.000 mortes por ano. O número excessivo de carros nas ruas, veículos mal conservados, deficiência nos meios de transporte público, pouco conhecimento e desrespeito às leis de trânsito são alguns dos fatores que contribuem para os problemas.
Situações como o aumento expressivo de motocicletas nas ruas, em razão da alta demanda de serviços de delivery e da busca por veículos mais econômicos, trazem novos desafios. Afinal, as motos representam cerca de 30% da frota nacional e das 308 mil internações de pessoas em decorrência de sinistros de trânsito em todo o Brasil, de março de 2020 a julho de 2021, 54% eram motociclistas, segundo a Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego).
Mudar essa realidade exige comprometimento de toda a sociedade, mudança de hábitos e mais conscientização sobre as responsabilidades de cada um para melhorar as condições e tornar a circulação nas cidades e estradas mais harmoniosa e segura.
Confira agora 5 ideias que podem contribuir para a melhoria do trânsito no Brasil:
1 – Investir em tecnologia
Câmeras, radares e dispositivos como semáforos inteligentes são grandes aliados na segurança e gestão do trânsito nas cidades e rodovias. Em locais como São Paulo e Salvador, o semáforo que detecta a presença de carros e pedestres já está instalado em alguns pontos, trazendo economia e mais fluidez ao tráfego.
2 – Melhoria do transporte público
A diminuição na circulação de automóveis individuais é uma meta que traz uma série de benefícios – menos trânsito, redução na poluição e diminuição de acidentes, entre outros. Mas para estimular um número maior de usuários, é preciso oferecer melhores condições. Faixas exclusivas, horários respeitados, integração entre linhas e metrô, veículos bem conservados, profissionais capacitados e preço da tarifa justo são algumas medidas que podem contribuir.
3 – Estímulos ao uso de bicicleta
Ciclovias com manutenção permanente, bicicletários para estacionamento, banheiros públicos, modelos mais acessíveis à maioria da população por meio de subsídios e campanhas educativas para estimular o uso de bikes e conscientizar os motoristas são medidas importantes para o aumento do uso de bicicletas.
4 – Gentileza e respeito às leis no trânsito
O comportamento dos motoristas é um ponto-chave para a melhoria do trânsito. Regras básicas de educação e convivência social devem fazer parte do dia a dia.
Entre elas: não buzinar sem necessidade, respeitar as vagas especiais, dar preferência ao pedestre, ter paciência com os outros motoristas, pedir desculpas quando cometer algum erro, não estacionar em locais proibidos, sempre usar a seta para mudanças de faixa, manter distância segura, não se envolver em discussões e nem reagir a provocações, não trafegar pelo acostamento, etc. São muitas atitudes que deveriam ser naturais, mas são desrespeitadas com frequência.
5 – Incentivo ao home office e a horários mais flexíveis de trabalho
Aos poucos, algumas grandes empresas passam a oferecer a seus colaboradores a possibilidade de trabalho em horários alternativos, em modelo híbrido ou totalmente em casa. Com isso, impacta positivamente o trânsito, facilitando os deslocamentos na cidade.
Quero deixar aqui uma ideia que vai trazer mais segurança para carros que venham a ser desenvolvidos nós próximos anos criar câmeras 3D em todos os semáforos onde venha a detectar o cinto destravado algo q venha a ligar um ponto de energia entre um ponto a outro dentro do veículo e seja detectado nas câmeras espalhadas em semáforos e câmeras de monitoramento isso irá reduzir os motoristas a andar sem cinto!