Com um dos trânsitos mais violentos do mundo, o Brasil tem como desafio tentar melhorar esse panorama. Um dos pontos é saber quais as principais causas de acidentes de trânsito e buscar alternativas para combatê-las.

O mais recente levantamento do Atlas da acidentalidade do transporte brasileiro, com dados referentes a 2020, aponta que houve 63.447 acidentes no ano, número pouco inferior aos 67.446 registrados em 2019, antes da pandemia.

Ou seja, mesmo com uma redução drástica de veículos circulando em razão das restrições causadas pelas regras de isolamento social, o número de acidentes continua muito alto.

Foram 144.292 pessoas envolvidas nas ocorrências em 2020, com 54.314 feridos de forma leve, 17.056 feridos graves e 5.287 mortes (média de 14,5 óbitos por dia).

 

Confira agora quais são os fatores mais comuns identificados nos acidentes registrados no país:

 1- Falta de atenção (24.102)

2- Desobediência à sinalização (9.219)

3- Velocidade incompatível (5.878)

4- Ingestão de álcool (5.434)

5- Defeito mecânico em veículo (3.748)

6- Não guardar distância de segurança (3.617)

7- Dormindo (2.109)

8- Animais na Pista (1.405)

9- Ultrapassagem indevida (1.081)

10- Defeito na via (966)

* fonte: Atlas da acidentalidade do transporte brasileiro

 

Mudança comportamental para diminuir as principais causas de acidentes

Se o papel do poder público está bem claro na questão da conservação e sinalização adequada das vias – algo que precisa ser aprimorado –, uma característica em comum entre quase todos os causadores de acidente é a questão comportamental.

A causa número 1, por exemplo, está relacionada a fatores que podem distrair a atenção do condutor, como o uso de celular e mexer no rádio.

Com a conscientização de que um trânsito seguro depende de cada um de nós, as chances de redução no número de acidentes ficam mais palpáveis. Mas o que pode ser feito no dia a dia?

Dicas para uma direção segura

Existem muitas maneiras de contribuir para a redução de acidentes de trânsito. Veja algumas delas:

Respeite a sinalização e leis de trânsito

– Use sempre o cinto de segurança

– Não dirija se consumir bebidas alcoólicas, medicamentos e outras substâncias que possam alterar a percepção da realidade

– Fique concentrado e deixe celular e outras distrações de lado

Faça a manutenção preventiva do seu carro

– Mantenha uma distância segura do veículo à sua frente

– Certifique-se de que os itens de segurança do carro (como estepe, macaco, chave de roda e triângulo de sinalização) estejam bem conservados e disponíveis para fácil acesso

– Se estiver cansado ou com sono, não dirija

– Em situações específicas como dirigir em trechos com neblina ou chuva muito forte, acenda os faróis e diminua a velocidade. Se considerar melhor, pare o carro em um local seguro antes de retomar o trajeto, em condições melhores

– Redobre a atenção quando avistar placas que indicam risco de animais na pista

 

Soluções para combater as causas de acidentes de trânsito

 No segmento de fiscalização eletrônica, a Sentran conta com equipamentos modernos e gerenciamento completo, como:

– Lombadas

– Barreiras eletrônicas

Radares (fixos e estáticos)

– Detectores de avanço de sinal vermelho em cruzamentos com semáforo, sistemas autônomos – que capturam e reconhecem automaticamente os caracteres das placas e verificam, em segundos, o status do veículo quanto a furtos, multas e pendências administrativas

– LAP (leitura automática de placas)

– OCR (Optical Character Recognition – reconhecimento óptico de caracteres)

Cada um deles tem suas particularidades, mas todos com o mesmo objetivo de auxiliar os órgãos fiscalizadores na tentativa de manter a segurança e maior qualidade de vida aos moradores.

Agora que você conhece as principais causas de acidentes no trânsito no país e viu dicas de como ter uma direção segura, espalhe essas informações e faça a sua parte para tornar o trânsito mais seguro.

Confira também em nosso blog 5 ideias para melhorar o trânsito.