Mobi2Go vem sendo utilizado por alguns municípios no país e já recebeu prêmios por sua eficiência
O aumento de casos de violência nas escolas tem preocupado pais, educadores e gestores públicos em todo país. Diante disso, algumas tecnologias inovadoras tem sido vistas como importantes aliados para garantir mais seguranças aos alunos, educadores, pais, responsáveis e até mesmo ao poder público. É o caso do Mobi2Go, uma solução de gestão da mobilidade desenvolvido pela empresa Sentran que é capaz de monitorar em tempo real o trajeto, de ida e volta, de crianças e adolescentes.
Ao entrar no transporte, o monitor, com o aplicativo Mobi2Go instalado no celular, lê um QR Code acoplado na mochila do aluno. Desta forma, os pais ou responsáveis conseguem monitorá-los durante o caminho por meio de um GPS que mostra em tempo real onde está a van escolar. Tudo isso sem precisar instalar nenhum equipamento no veículo. Também há um canal de atendimento para dúvidas, reclamações e solicitações, com chat no sistema.
A tecnologia já recebeu alguns prêmios como o primeiro lugar na categoria Novas Tecnologias do Prêmio Vozes da Mobilidade, organizado pelo Estadão. Esta premiação reconhece iniciativas que geram um impacto positivo para a sociedade e fomenta ações semelhantes.
Outra vantagem que o aplicativo oferece é a possibilidade da empresa de transporte ou contratante – uma escola particular ou uma administração municipal ou estadual – acessar de forma detalhada todos os trajetos, com informações sobre quilômetros rodados, velocidade e tempo de cada percurso.
É uma ferramenta importante para ajudar cidades a oferecerem um serviço de transporte público mais seguro. A tecnologia desenvolvida pela Sentran já vem sendo utilizada pelas prefeituras das cidades de Criciúma e Forquilhinha, em Santa Catarina, e São José dos Campos e Vinhedo, ambas no interior de São Paulo.
Em Criciúma, por exemplo, o projeto envolve mais de 2 mil alunos da rede municipal nos três meios de transporte: ônibus, vans e automóveis, segundo Willian Silveira, analista operacional do app em Criciúma.
Deixe um comentário