Você sabe como funciona uma central de operação de trânsito? Essa estrutura costuma ser utilizada nas cidades para garantir a segurança e fluidez no tráfego. Confira algumas de suas características e equipamentos:

 

Videomonitoramento

Um dos recursos mais importantes é o sistema de videomonitoramento. As imagens das câmeras espalhadas por pontos estratégicos pelas ruas e cruzamentos da cidade são acompanhadas em tempo real pelos técnicos, que ficam em uma sala com acesso às imagens.

O objetivo é detectar com agilidade ocorrências como acidentes de trânsito e possíveis falhas em equipamentos, como semáforos, por exemplo. Em algumas situações, elas também podem servir para identificar infrações de trânsito.

 

Profissionais que atuam na central de operações de trânsito

Os engenheiros, responsáveis pelo planejamento das operações – tanto as de rotina quanto as emergenciais e programadas –, podem ser acionados pelos operadores quando há imprevistos, para traçar novas rotas e desvios que permitam que o tráfego mantenha um ritmo adequado.

Outro profissional importante para a gestão são os agentes de trânsito, que estão nas ruas para colocar em prática as diretrizes planejadas, atender ocorrências, dar suporte e fiscalizar o trânsito.

 

Central de Atendimento

A comunicação entre todos esses especialistas é feita de forma instantânea, via celular ou rádio. Ao mesmo tempo, há também o atendimento à população por meio de uma central de atendimento, que registra ocorrências e transmite para os setores responsáveis.

Assim, uma queda de árvore, uma pane em semáforo ou avaria a uma placa, por exemplo, mobilizam as equipes de apoio.

A central de operação de trânsito também controla os semáforos, tanto o funcionamento quanto a sincronia, para manter o fluxo inteligente de veículos.

 

Tecnologia e expertise

A Sentran disponibiliza soluções para a gestão da central de operação de trânsito, oferecendo análise, simulação e previsão de dados de tráfego, meteorológicos e de incidentes, entre outros, permitindo a representação de uma rede real “urbana e interurbana”, a partir de uma rede virtual integrando técnicas e algoritmos de previsão, com recurso a simuladores.

Os sistemas avançados de gestão de tráfego e transportes necessitam não apenas operar e agir de acordo com a informação em tempo real, mas também antecipar medidas de contingência. Por meio da previsão de informação e simulação, o sistema auxilia os operadores na tomada de decisões. 

Algumas das utilidades são:

– Monitora a rede física real e integração de dados;

Disponibiliza previsões de tráfego até duas horas futuras;

– Recomenda ações para reduzir impactos, baseado em representações virtuais da rede;

– Simula e planeja com base em eventos hipotéticos, gerando planos de gestão e operação;

– Coordena a interação entre os diversos módulos e disponibiliza análises comparativas entre o real e o previsto.

 

Soluções personalizadas para central de operação de trânsito

A Sentran oferece soluções inovadoras e personalizadas para prefeituras e órgãos públicos. Diagnóstico da situação atual, definição do projeto, integração de tecnologias e implantação total podem contribuir com o poder público para a criação e operação de um gerenciamento efetivo do trânsito.

Redução de gastos, controle, análise de dados, diminuição dos pontos de tráfego, segurança para motoristas e pedestres são alguns dos benefícios diretamente ligados à gestão da central de operação de trânsito, gerando mais eficiência e qualidade de vida nas cidades.