Em Cordeirópolis (SP), mais de 1,2 mil caminhões já foram flagrados em vias após lei que proíbe o trânsito destes veículos entrar em vigor 

A Sentran, empresa líder no desenvolvimento de soluções inovadoras para o monitoramento e controle viário, apresenta a plataforma Observa, uma ferramenta revolucionária que visa melhorar a mobilidade urbana monitorando e controlando a circulação de veículos pesados em vias não permitidas, proporcionando uma série de benefícios cruciais para as cidades modernas. 

“Hoje, mais do que nunca, as cidades enfrentam o desafio de gerenciar o tráfego de veículos pesados para manter a segurança, o fluxo eficiente do tráfego e a preservação do ambiente urbano. É nesse contexto que a plataforma Observa, desenvolvida pela empresa Sentran, surge como uma solução essencial para municípios de todo o Brasil”, explicou Eduardo Ramalho, sócio-diretor da Sentran.  

O aumento constante no número de veículos pesados nas áreas urbanas representa uma ameaça significativa para a infraestrutura das cidades, bem como para a segurança dos pedestres e a qualidade de vida dos moradores. Estradas transportadas para veículos pesados podem levar a uma série de problemas, como acidentes, destruição de calçadas, derrubada de árvores e postes de energia, além de contribuir para a poluição ambiental. 

Para enfrentar esses desafios, muitos municípios aprovaram restrições de tráfego de veículos pesados em determinadas áreas e horários. Essas restrições são fundamentais para desobstruir o trânsito, melhorar o fluxo de veículos diários e garantir a segurança dos pedestres e da infraestrutura urbana. 

Em Cordeirópolis (SP), por exemplo, entre os dias 21 de junho e 31 de agosto passaram 18.230 veículos pesados pelas câmeras da plataforma Observa de monitoramento viário. Deste total, só em julho 1.279 veículos com mais de 6 toneladas foram notificados. Os flagrantes aconteceram na Avenida Presidente Vargas e Rua José Moreira. O decreto que regulamenta o tráfego de caminhões, carretas, articulados e cargas em geral no município entrou em vigor em janeiro deste ano.  

A plataforma Observa é uma ferramenta completa e eficaz para ajudar os municípios a implementar e gerenciar essas restrições de tráfego de veículos pesados. Através do Observa, as autoridades locais podem monitorar para identificar e rastrear os veículos pesados que desrespeitam as restrições de tráfego. 

Através da plataforma também é possível realizar o cadastro e solicitar a autorização para circulação dos veículos em horários permitidos, reduzindo o risco de infrações. As autoridades recebem notificações em tempo real sobre as restrições de bloqueio, permitindo uma resposta rápida e eficaz. A plataforma Observa também fornece relatórios para avaliar a eficácia das restrições que fundamentam a tomada de decisões sobre políticas viárias.