Que as crianças ganharam mais segurança ao serem transportadas em veículos de passeio não há nenhuma dúvida, não é mesmo? Mas é preciso estar atento na hora da compra do equipamento (bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação) para não se confundir com o sistema de fixação, o isofix, comercializado há dois anos no Brasil.

Todos esses equipamentos apresentam duas formas possíveis de fixação no veículo: por meio do cinto de segurança de três pontos do carro ou através do sistema isofix. Nunca ouviu falar? Nós explicamos.

Ele nada mais é que um mecanismo que prende os dispositivos de retenção por meio de hastes metálicas que se fixam em ganchos que são soldados diretamente nos chassis do carro. Além disso, possui um terceiro ponto de ancoragem, que pode ser uma haste apoiada no chão do automóvel ou uma fita a ser fixada no teto. Dessa forma, dispensa o uso de cinto de segurança do veículo na hora da instalação.

Mas, infelizmente, algumas empresas usam outras nomenclaturas muito similares a isofix para classificar cadeirinhas que possuem ganchos para fixação. Sendo assim, deixamos o nosso alerta. Garanta a segurança no transporte de seu filho e siga corretamente o manual de instrução, independentemente da nomenclatura. E, claro, somente adquira produtos com o selo de certificação do Inmetro.