A tecnologia está auxiliando a mobilidade de pessoas que usam cadeira de rodas no transporte público. Algumas soluções inovadoras estão ganhando espaço no mercado.
Um exemplo é o MOBI2GO, plataforma para gestão do transporte nas cidades desenvolvida pela Sentran, que oferece a funcionalidade de transporte individualizado para pessoas com mobilidade reduzida.
A solução permite que o usuário faça chamadas imediatas ou agende viagens, podendo optar por veículos adaptados. Para garantir o bom funcionamento do sistema, todos os motoristas passam por capacitações para atender o público específico.
Reconhecido no Prêmio Inovacidade, do Instituto Smart Business America, o MOBI2GO tem sido utilizado com ótimos resultados no país.
Uma recente parceria com o Grupo Forquilhinha tornou Criciúma (SC) a cidade a primeira no país a oferecer serviço de transporte com monitoramento individualizado por meio de aplicativo do MOBI2GO para crianças e adolescentes da rede municipal de ensino e educação especial. Além disso, a solução permite a gestão, distribuição e atendimento.
O serviço, batizado de GPSCOLA, beneficia mais de 1.600 alunos, cerca de 400 deles com algum tipo de necessidade especial. As crianças portadoras de deficiência com mobilidade reduzida são buscadas na porta de casa e levadas até a escola, e vice-versa.
A solução oferece mais segurança e conforto aos alunos, pais e responsáveis, monitorando individualmente e em tempo real cada estudante e veículo envolvidos no transporte.
Cada aluno recebe um cartão com QR Code, que deve passar no leitor ao entrar no transporte. Os pais ou responsáveis podem acompanhar todo trajeto do seu filho e receber notificações no embarque e desembarque nos três tipos de veículo (ônibus de 40 lugares, vans com 16 lugares e carros de quatro lugares).
Os pais ainda têm um canal de atendimento para dúvidas, reclamações e solicitações, com chat no sistema.
Em São José dos Campos (SP), o MOBI2GO foi o ponto-chave do projeto “Acesso Já”, que democratizou o transporte urbano ao auxiliar pessoas com algum tipo de deficiência em deslocamentos, trazendo mais facilidade, autonomia e liberdade.
A solução reduziu em 95% a fila de espera e em 35% o custo por pessoa, na comparação com o sistema anterior de vans adaptadas.
O Mobi2Go é uma inovação brasileira que está alinhada a uma tendência internacional de busca por soluções que melhorem a mobilidade nas cidades, incluindo as pessoas com cadeira de rodas.
No Japão, por exemplo, está sendo testado um sistema que unifica a comunicação entre serviços de transporte. Com ele, companhias aéreas, de trens e táxis podem ser previamente avisadas sobre o trajeto completo da viagem, e o usuário recebe auxílio durante todo o percurso, sem precisar solicitar ajuda em cada trecho.
O cliente pode fazer a reserva pelo smartphone, efetuar o pagamento e acionar a central, que pega a informação do trajeto do passageiro, incluindo trens, táxis e o que for necessário para chegar ao destino. As empresas de transporte público trocam informações entre si para que o passageiro seja auxiliado automaticamente em cada fase de desembarque.
O objetivo é aumentar o conforto durante os deslocamentos e tornar as viagens mais tranquilas, sem preocupações adicionais. No caso de atrasos ou mudança de rota, as empresas se comunicam em tempo real e aplicam as alterações necessárias para oferecer apoio nos novos horários.
Com inovações como essas, a tecnologia está auxiliando a mobilidade de pessoas que usam cadeira de rodas, tornando mais democrático e confortável o acesso ao transporte público.