As festas de Natal e Ano Novo são épocas preferidas para viagens de carro. Por isso, férias e folgas nos feriados costumam resultar em movimento intenso nas rodovias, colocando em evidência a questão da segurança nas viagens de fim de ano.

Para garantir um trajeto tranquilo até o seu destino, é preciso certificar-se de que o automóvel esteja com as condições ideais de manutenção. E a revisão é a melhor alternativa para pegar a estrada com segurança.

Acredite, ela pode te trazer economia, pois alguns problemas simples de resolver – como troca de óleo e filtros – podem se transformar em uma dor de cabeça mais para frente, trazendo consequências para o bom funcionamento do motor do carro, por exemplo, que pode exigir gastos muito maiores.

No geral, recomenda-se a revisão do veículo a cada 10 mil km rodados ou a cada seis meses – o que ocorrer primeiro.

Viagens seguras: o que precisa ser avaliado antes da viagem

Confira alguns itens que devem ser avaliados em uma revisão antes da viagem de carro:

Óleo de motor: verifique o nível e aspecto do óleo, sempre com o motor frio (logo pela manhã é um bom momento);

Água do radiador: com o motor frio, confira o nível e complete até a marca indicada, se necessário;

 – Pneus: calibre com a pressão indicada pelo fabricante e veja o estado de conservação (se não há bolhas ou estão desgastados). Não se esqueça de calibrar o estepe e verificar suas condições;

Velas e cabos: ateste as condições desses componentes, que precisam ser trocados regularmente;

Filtros: observe se os filtros de ar, óleo e combustíveis estão dentro do prazo de validade;

Suspensão: teste o sistema de amortecimento, molas, buchas, bandejas, terminais e pivôs;

Correia dentada: fique atento a trincas e desgastes que indiquem necessidade de troca;

Freios: certifique-se de que o nível do fluido de freio e as pastilhas estejam dentro dos parâmetros indicados;

Sistema elétrico e luzes: faça o checkup da bateria e fusíveis, teste os faróis, lanternas, setas, luzes de freio e de ré;

Limpador de para brisas: observe se a borracha não está ressecada, rachada ou mal encaixada;

Balanceamento e alinhamento: com o tempo, o carro tem desgaste e gera a perda de parâmetros de balanceamento e alinhamento. Quem passa com frequência em ruas esburacadas precisa ficar ainda mais atento a essa questão, que causa instabilidade e problemas nos pneus.

Ar-condicionado: teste antes da viagem, afinal, uma viagem longa em um dia de sol pode ficar bem desagradável se o aparelho estiver com defeito. O ar-condicionado do carro também tem que ter o filtro trocado (pelo menos uma vez ao ano ou após 15 mil km rodados).

Itens de segurança: cheque se o estepe, macaco, chave de roda, extintor e triângulo estão disponíveis e em bom estado.

Além de todas essas dicas para revisão antes da viagem, lembre-se de outros cuidados básicos: viaje sempre descansado, planeje suas rotas, fique de olho às indicações do painel do carro e respeite as leis de trânsito. Dessa forma, você poderá desfrutar do passeio com mais tranquilidade e segurança nas viagens de fim de ano.