O Brasil tem uma frota de carros elétricos estimada em cerca de 60 mil unidades e a venda desses veículos bateu recorde no primeiro semestre de 2021. Segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), foram mais de 20 mil emplacamentos até agosto, igualando a marca de todo o ano passado, e superando em mais de 70% o volume de vendas registrado em 2019.

É cada vez mais comum vermos veículos elétricos circulando, mas você conhece as principais características, benefícios e limitações oferecidos por eles?

Confira a seguir 10 mitos e verdades sobre os carros elétricos:

1- Carros elétricos podem dar choque – MITO

As baterias são testadas para condições como inundações e, em casos de acidentes, o fluxo de corrente da bateria é desligado.

2- A bateria fica “viciada” – MITO

Elas são feitas de íons de lítio e não possuem o “efeito memória”, que traz a impressão que a capacidade de carga fica cada vez menor. Sua vida útil média é de dez anos.

3- Carros elétricos são mais caros que os veículos tradicionais, com motor à combustão – DEPENDE

A resposta é SIM, se for considerado o valor de compra. Mas levando em consideração gastos reduzidos com manutenção (não é preciso se preocupar com itens como radiador, bomba de combustível e fluidos) e combustível, além de benefícios como IPVA reduzido ou zerado, ele pode ser mais vantajoso após algum tempo de uso, principalmente para quem roda bastante.

4- Veículos elétricos são melhores para o meio ambiente – VERDADE

Além de não emitirem gases e poluentes, mesmo com o gasto de eletricidade, os carros elétricos ficam bem à frente dos que possuem motor à combustão, principalmente em países com muitas fontes renováveis para geração de energia, como o Brasil.

5- A conta de luz vai aumentar muito – MITO

Recargas diárias em tomadas de 220V custam o equivalente a 1/3 de um tanque cheio de gasolina por semana. Quem roda cerca de 500 km por mês, terá acréscimo médio de R$ 30 na conta. Ela aumenta, mas compensa se for considerada a economia com combustível.

6- A recarga caseira é demorada – VERDADE

Em alguns modelos, a recarga em tomada doméstica com 1,8 kW pode levar um dia para atingir a autonomia total.

7- A autonomia indicada pelo fabricante pode não ser exata na prática – VERDADE

A informação do fabricante é baseada em uma velocidade média, que pode variar bastante no dia a dia.

8- A bateria pode explodir durante a recarga – MITO

As baterias modernas têm um chip responsável por controlar entrada e saída de carga, descartando qualquer risco de explosão repentina.

9- Existem poucos pontos de recarga – VERDADE

Apesar de um movimento de estabelecimentos como supermercados e shoppings para oferecer estações para recarga, o aumento dos pontos nas cidades e estradas não é proporcional à velocidade de crescimento da frota.

10- Dirigir carro elétrico não tem graça – MITO

Conduzi-los pode ser divertido e prazeroso. Eles são silenciosos, possuem rodas grandes e centro de gravidade baixo e, inclusive, oferecem uma resposta do torque instantânea, pois não há rotação do motor.