“Juntos Salvamos Vidas”. Esse é o tema do movimento Maio Amarelo em 2022, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, propondo uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil.
A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, com o envolvimento de órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento para mudar cenários de violência no trânsito, que vitimam 31 mil pessoas por ano no país.
O tema parte do princípio de que não colocar alguém em risco também é uma forma de salvar, por isso, todos podemos ajudar a proteger a vida.
O movimento, organizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, ganhou corpo em 2014, inspirado pela “Década de Ação para Segurança de Trânsito”, decretada em 11 de maio de 2011 pela ONU (Organização das Nações Unidas) com a missão de poupar cinco milhões de vidas no trânsito por meio de planos em todas as esferas públicas e da sociedade.
Desde então, maio se tornou referência mundial para balanço das ações realizadas, por isso a escolha do mês. A cor amarela foi selecionada para simbolizar atenção, sinalização e advertência no trânsito.
A cada ano, o movimento ganha força no Brasil e no mundo. A campanha de 2021, que teve como tema “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”, registrou mais de 276 mil acessos ao site do Maio Amarelo durante o mês.
Brasil, Estados Unidos, Finlândia, Holanda, Chile, Áustria e França foram alguns dos países que mais acessaram o conteúdo disponibilizado, que incluiu a campanha nacional, com mais de 15 mil downloads.
Todas as capitais do país fizeram ações e mais de 500 prefeituras baixaram os materiais da campanha. Diversos monumentos pelo Brasil foram iluminados com a cor do movimento para lembrar a iniciativa. No exterior, foram registradas ações em, pelo menos, 26 países.
A iniciativa privada também se mostrou presente: mais de 5.500 empresas utilizaram os materiais da campanha.
Entidades como a CNT (Confederação Nacional do Transporte), SEST (Serviço Nacional de Transporte), SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) apoiaram e divulgaram a campanha.
Foram mais de 7.000 inserções em sites, TVs, rádios, revistas e jornais, com uma audiência estimada em 124 milhões de pessoas. A repercussão nas redes sociais também foi relevante: foram mais de 1,3 milhão de pessoas alcançadas no Facebook e mais de 880 mil no Instagram.
Como empresa engajada na melhoria do trânsito e mobilidade, com soluções para incrementar a segurança, monitoramento e subsidiar o planejamento estratégico, a Sentran apoia e está alinhada aos objetivos do movimento Maio Amarelo e suas campanhas de conscientização.
Conheça mais sobre as soluções da Sentran em nosso site e confira conteúdos sobre segurança no trânsito no blog, como 5 ideias para melhorar o trânsito e A importância da fiscalização de velocidade para a segurança no trânsito.