As bikes estão em alta! Segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), são mais 70 milhões de bicicletas no Brasil, superando os cerca de 60 milhões de automóveis que circulam pelo país.
Em tempos de combustíveis com recordes de preço e com as pessoas dando mais atenção a exercícios físicos e fugindo do estresse do trânsito, a tendência é de cada vez mais espaço para elas, que são bem acessíveis e democráticas, podendo ser utilizadas por pessoas de todas as idades.
E não é para menos que os números aumentam a cada ano. São diversos os benefícios para quem adota a bike como meio de transporte. Quer saber alguns?
Confira 5 motivos para adotar a bike como meio de transporte:
Proporciona um tipo de exercício de baixo impacto que melhora o condicionamento físico. Fortalece joelhos, a região lombar, as pernas e o sistema imunológico, além de melhorar a capacidade pulmonar, a circulação e a resistência, entre outros benefícios.
A saúde mental também agradece. A produção de endorfina, a liberdade e o vento no rosto proporcionam prazer e reduzem o estresse, deixando de lado as tensões.
As bikes são sustentáveis, podem ser recicladas e reutilizadas, e não emitem gases poluentes. O impacto ambiental é uma grande vantagem, com consequências no trânsito e poluição das cidades. Também podem ser considerados ganhos em longo prazo, como menos gastos necessários em saúde e transporte públicos.
Além do combustível, um automóvel tem uma série de outras despesas, como IPVA, seguro, estacionamento e renovação de habilitação. A manutenção da bike é bem mais simples e barata do que a de carros e motos.
A economia de tempo também é palpável. Segundo pesquisa feita em São Paulo pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, 42% dos trajetos feitos com carro e 38% dos itinerários de ônibus com até oito quilômetros de distância poderiam ser realizados de bicicleta, com ganho de 90 minutos.
Em cima de uma bike, fica bem mais fácil escolher caminhos alternativos para chegar ao destino desejado e também é possível fazer paradas para relaxar em parques, praças e locais menos movimentados.
Quando estamos a passeio, sem a preocupação com a chegada ao trabalho ou outro compromisso, dá para explorar com calma nossa vizinhança e áreas desconhecidas da cidade. Ciclistas mais experientes planejam até viagens de bike para outros municípios e podem descobrir novas culturas.
Seja em um passeio com a família e amigos ou em um grupo de pedal, a interação social estimula a prática de exercícios e traz as boas sensações físicas e mentais já descritas.
Uma atividade em grupo aproxima as pessoas, cria amizades e vínculos entre a população e a cidade, fortalecendo o sentimento de pertencimento e de preocupação com a qualidade de vida.
Gostou dos 5 motivos para adotar a bike como meio de transporte? Então, escolha o modelo mais adequado às suas necessidades, utilize equipamentos de segurança, roupas e calçados confortáveis, e não descuide da alimentação e hidratação para ter bons momentos em sua bicicleta.